Começou em 19 de novembro uma dinâmica exposição no Circuito Liberdade em Belo Horizonte: Uramado AR.
Na fachada da Casa Fiat de Cultura, ganham vida os espíritos da floresta, típicos do folclore japonês. O cão-guaxinim japonês, Tanuki, encontra-se presente na mitologia japonesa desde tempos antigos e é conhecido como uma criatura mística, alegre e divertida, conhecida ainda por ser um mestre no disfarce e na troca de formas.
Segundo informações da instituição expositora, o projeto de realidade aumentada foi desenvolvido pela designer Julie Stephen Chheng e inclui 31 figuras em diferentes tamanhos, que estão espalhadas numa instalação coletiva pelas fachadas dos equipamentos culturais ao redor da Praça da Liberdade – um dos principais cartões postais da capital mineira.
Elas colorem e, de modo surpreendente, se tornam criaturas vivas com o uso do aplicativo Uramado AR, disponível para download no Google Play e App Store.
Com o app instalado, começa a caça ao tesouro: a medida em que são descobertos, os Tanukis são despertados e envolvem o visitante com questionamentos a respeito das nossas diferenças e da nossa própria realidade, de forma poética e lúdica.
FOLCLORE JAPONÊS, TANUKIS E REALIDADE AUMENTADA
EXPOSIÇÃO CASA FIAT DE CULTURA EM BELO HORIZONTE
NOVEMBRO DIGITAL: URAMADO AR
Data: até 16 de dezembro de 2020
Local: Fachada da Casa Fiat de Cultura
Outras informações: Entrada gratuita